quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROJETO MPT NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO CRISTÓVÃO

       A Prefeitura Municipal de São Cristóvão e a Secretaria Municipal de Educação, junto ao Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, vêm juntos, mediante o Projeto MPT na Escola, realizando um conjunto de ações com o intuito de  promover reflexões dos temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, especialmente, a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.
            Na rede municipal de ensino, as turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano estão engajadas no projeto, em que no dia 11 de junho, em virtude do dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, as unidades de ensino, em conjunto, decidiram propiciar um dia diferenciado para os seus alunos com atividades diversificadas sobre o tema, envolvendo desde o momento de reflexão  entre as equipes diretivas e educadores, a palestras oferecidas  às comunidades escolares, dramatizações, passeatas, panfletagens, painéis, paródias etc.
        A equipe da SEMED participou da I Marcha pela Erradicação do Trabalho Infantil, junto às escolas: Gina Franco, Lourival Baptista e São Cristóvão, com a presença especial das crianças do PETI.
          De acordo com a diretora pedagógica da Semed, Suzimara, a divulgação do material, com informações a respeito dos males trazidos pelo trabalho infantil, é mais uma forma de conscientizar a população sancristovense. “Os pequeninos estão de parabéns, pois desde cedo estão desempenhando um papel importante na sociedade. As crianças, os professores e todos que se envolveram na execução desta Primeira Marcha de Combate ao Trabalho Infantil prestaram um grande serviço enquanto cidadãos”, afirma Suzimara.

               








sábado, 5 de junho de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - MOMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO (PALESTRAS).


      A Secretaria Municipal de Educação, preocupada com a questão ambiental, desenvolveu o Projeto de Educação Ambiental nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão, dentro do qual, entre suas ações, destaca-se  na etapa inicial de sua implantação a sensibilização dos educadores que estão em sala de aula, na equipe diretiva e demais servidores das unidades escolares (secretários, oficiais administrativos, serventes, merendeiros, vigilantes, ) para o tema em questão.
     Por esse motivo é que, no dia 27 de maio/2010, no Espaço Sagrada Família, às  9h da  manhã, teve início  o Momento de Sensibilização para Educação Ambiental, com palestras focalizando as questões: Legislação, Prevenção, Criminalidade, Educação Ambiental Escolar e Resíduos Sólidos - Coleta Seletiva, que foram proferidas, respectivamente, pelos soldados da Polícia Ambiental Estela Mares, pedagoga, Cunha, engenheiro florestal, Erick, biólogo, pela deputada, professora, Ana Lúcia e pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente Elizeu Carmelo.
     No evento foram distribuídas pela professora Ana Lúcia mil mudas, com o intuito de enriquecer o trabalho pedagógico nas Unidades de Ensino, entre elas, de árvores frutíferas, para arborização e da Mata Atlântica, doadas pelo IBURA e pela ENDAGRO.
      Entre as escolas convidadas de outras redes de ensino por estarem trabalhando, também, com projetos ambientais, compareceram cerca de 50 alunos do Colégio Estadual John Kennedy, acompanhados das professoras Alexsandra (pedagoga) e Gilmara (profª de Geografia e uma das coordenadoras do projeto ambiental no colégio). 
       O prefeito Alex Rocha, grande parceiro desta Secretaria nesse projeto, esteve representado pelo Secretário - Chefe de Gabinete Valdione de Sá, o qual fez a abertura do evento.
      A SEMED agradece a presença significativa de todos os nossos servidores, bem como, dos demais participantes de modo geral (o convite foi aberto a toda comunidade sancristovense), visto que, pudemos contar com um público de mais de 500 pessoas para um momento tão importante de sensibilização quanto à questão ambiental e como passo inicial do nosso projeto.