quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Semed dá início ao planejamento das atividades nas escolas da rede municipal

Começou na última quarta-feira e segue até esta sexta, dia 05, o planejamento das atividades das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIs e EMEFs) de São Cristóvão. Como as aulas começam na semana que antecede o carnaval, à partir do dia 08, todo o plano inicial está voltado para o festejo mais popular do Brasil. Além disso, os professores buscarão na primeira semana de aula fazer com que as crianças logo se familiarizem com o ambiente escolar.
Em reunião nas EMEIs Frei Fernando e Tia Dilma, as professoras da educação infantil preparam o carnaval nas escolas, entre outras atividades relacionadas à festa de Momo. O roteiro das atividades foi entregue pela Coordenadoria de Educação Infantil. “Todos os meses nós entregamos os conteúdos a serem repassados em sala de aula e semanalmente os professores discutem um meio de transmiti-los aos alunos. Como esse é o mês do carnaval, elaboramos um plano voltado ao festejo”, explica a coordenadora de educação infantil Selma Sousa.

De acordo com a professora da EMEI Maria Vandete, Iza Cruz, existe também a possibilidade dos professores ou alunos sugerirem temas ou métodos para serem aplicados em sala de aula. “A Semed nos dá total liberdade para implementarmos nossas aulas. O planejamento é fundamental, desde que esteja aberto a sugestões. Agindo assim a Semed nos deixa à vontade”, ressalta a professora.

Ensino fundamental 

Na manhã da última quarta-feira, dia 03, o secretário de educação Morgan Prado se reuniu com alguns professores do ensino fundamental. O motivo da reunião também foi o planejamento das aulas do ano letivo 2010. Para Morgan,  o melhor modo de desenvolver um bom planejamento é o diálogo aberto com os professores.