Objetivo geral:
Integrar estudantes, professores, pais e comunidade em geral, oportunizando um momento de alegria na escola.
Objetivos específicos:
· Resgatar a cultura popular na comunidade escolar;
· Proporcionar aos alunos uma integração cultural e social com apresentação de danças e costumes;
· Valorizar o folclore do município junto à comunidade escolar;
· Propiciar um momento de lazer e conhecimentos entre alunos, professores e toda comunidade escolar.
Público alvo:
Toda comunidade escolar: alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Professores, Pais e funcionários em geral.
Duração:03 dias ( 16, 17 e 18 de junho de 2010)
Histórico
As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.
Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras. As homenagens e os agradecimentos são feitos a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africana e indígena resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.
Acontecendo na prática
1º passo:
Definir uma equipe de organização composta por professores e equipe gestora da escola. Esta equipe será responsável por definir as tarefas, que serão distribuídas ao longo da semana, e coordenar o processo.
2º passo:
Definir as equipes de alunos que participarão da gincana. Cada grupo terá que:
• Escolher um nome e grito de guerra;
• Definir sua caracterização durante a semana, de acordo com o tema da gincana.
Tarefas:Dia 16 de junho de 2010
• Ornamentação da escola;
• Montar um mural;
• Pesquisa e coleta de dados sobre as festas juninas;
• Montar um balaio junino;
• Buscar um significado bíblico para a fogueira de São João;
Dia 17 de junho de 2010
• Desfile de um casal de aluno (caipira) ;
• Prova de conhecimentos gerais sobre a tradição das Festas Juninas;
• Exposição de comidas típicas juninas;
• Apresentação da dança da quadrilha;
* Escolha da Rainha do Milho.
Dia 18 de junho de 2010
· Desfile de um funcionário em traje típico;
· Apresentação de quadrilha das escolas;
· Fazer a inscrição e devolver até o dia 07 de maio de 2010
· Concurso de quadrilha ( escolas de ensino fundamental )
· Forreducando com todo funcionário. (a partir das 14 horas no Gina Franco)
Recursos
revistas/Papelcrepom /TNT/ Cola branca/ Cola brascoplast/ Tinta guache/Pincel, etc