quarta-feira, 18 de maio de 2011

MEC confirma datas de realização do Enem 2011


O Ministério da Educação (MEC) confirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. Haverá outra prova em maio de 2012, mas a data deve ser divulgada pelo ministério ainda nesta semana.
Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.
Em recente entrevista a imprensa, o ministro Fernando Haddad disse que a realização de duas edições "dependeria de muita gente", como os organizadores, gráficas e esquema de segurança envolvidos, e que o processo seria aperfeiçoado para evitar problemas em edições passadas, como o vazamento de provas em 2009 e os erros de impressão em um lote de provas em 2010. "Eu, sinceramente, acho que o processo de 2010 foi muito melhor que o de 2009. Então, eu entendo que o de 2011 será melhor que o de 2010", disse o ministro.
O MEC deu início em 2009 a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). No total, 59 instituições utilizaram o Enem integral ou parcialmente como forma de acesso dos candidatos no ingresso à universidade.


Fonte: G1

Morgan Prado: "Alex abriu as portas para a educação de São Cristóvão"


"Nós recebemos a Secretaria de Educação de São Cristóvão com um atraso no seu desenvolvimento de mais de 20 anos", esta foi à avaliação do secretário de Educação de São Cristóvão, Morgan Prado, sobre a situação em que recebeu a Secretaria de Educação, durante entrevista ao Programa Comércio em Debate da Rádio Comércio. Morgan Prado citou ex-prefeitos como responsáveis para o caos encontrado na Secretaria de Educação.

"O desmando vem desde 1996, na administração de Armando Batalha. Foram oito anos só jogando uma tintinha. Eu sou da rede do município de São Cristóvão. Nós trabalhávamos na gestão dele os dois turnos em sala de aula, ou seja, nós éramos considerados professor “bóia fria”, aquele que tinha que levar a quentinha para passar o dia todo na escola. Conseguimos reverter isso já em 2004, na saída dele com o plano de carreira", lembrou.

O secretário também citou a administração Zezinho da Evereste como sendo truculenta. "De lá pra cá não concretizamos mais avanço na gestão de Zezinho da Evereste, que foi outra gestão truculenta que machucou bastante esta categoria", lembra Morgan, salientando que na gestão interina de Alex Rocha a categoria conseguiu o primeiro avanço. "Quando o prefeito Alex assumiu o mandato tampão em 2008, por causa daqueles desmandos da gestão Zezinho da Evereste, que todo o Sergipe conhece, nós conseguimos ter o primeiro avanço da categoria e da educação, por que o prefeito Alex abriu as portas pra discutir com o sindicato as melhorias que eram possíveis fazer com os recursos da educação", destacou.

    Foto: Infonet




    Fonte: universo Político com informações de Paulo Sousa